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Fundamentos do Yoga, Parte 2: Ahimsa

Pedro Scärabélo

Ahimsa: não a violência, não a lesão e caráter

Primeiramente, em seu comentário sobre os Ioga Sutras, Vyasa (Vyasa foi um dos maiores sábios da Índia, autor do Mahabharata, que inclui o Bhagavad Gita), os Brahma Sutras e o codificador dos Vedas.

Começa sua exposição de ahimsa: Ahimsa significa de forma alguma e em nenhum momento causar dano a qualquer ser vivo. Shankara expande isso, dizendo que ahimsa não tem capacidade e de forma alguma para causar dano a qualquer ser.

Bem como, isso incluiria lesão por palavra ou pensamento, bem como a lesão óbvia perpetrada por ação, pois Shankara diz ainda: “Ahimsa deve ser praticado em todas as capacidades, corpo, fala e mente”.

Encontramos este princípio sendo apresentado por Jesus em sua afirmação de que a raiva dirigida a alguém é uma forma de assassinato (Mateus 5: 21,22), e pela declaração do discípulo amado de que o ódio também é assassinato. (I João 3:15)

Contudo, mesmo um simples entendimento da lei do karma, a lei da semeadura e da colheita (Gálatas 6: 7), nos permite perceber as terríveis consequências do assassinato para o assassino.

Como Vyasa explica:

“O assassino priva a vítima de espírito, fere-a com um golpe de uma arma e depois o arranca da vida”. Porque ele privou outro de espírito, os suportes de sua própria vida, animados ou inanimados, tornam-se enfraquecidos. Porque ele causou dor, do mesmo modo, ele mesmo experimenta esta dor…

Fundamentos do Yoga, Parte 2: Ahimsa

Porque ele arrancou outro da vida, ele vai viver em uma vida em que a cada momento ele deseja morrer, porque a retribuição como a dor tem que se resolver imediatamente, enquanto ele anseia pela morte.

Ahimsa é interpretado de várias maneiras, o que era de se esperar, já que o sânscrito é uma língua repleta de muitos significados possíveis para uma única palavra.

Mas, fundamentalmente, ahimsa não está causando nenhum dano a nenhum ser, incluindo espécies subumanas. Ahimsa não é geralmente considerado em relação à vida vegetal e mineral, mas certamente a destruição gratuita de tal vida seria uma violação de ahimsa, em parte porque acabaria por ter um efeito prejudicial na vida animal também. Do mesmo modo, é evidente que violência, injúria ou morte são impensáveis ​​para o yogue.

E como Vyasa imediatamente aponta, todas as outras abstinências e observâncias, yama e niyama, estão realmente enraizadas em ahimsa, pois envolvem prevenir danos a nós mesmos e aos outros por meio de ações negativas ou negligência de ações positivas.

Os outros niyamas e yamas estão enraizados nisso e são praticados apenas para levar isso ao seu ponto culminante, apenas para aperfeiçoar isso, ou seja, ahimsa. Eles são ensinados apenas como um meio de revelar isso em sua pureza.

Pois assim é dito:

“Quaisquer que sejam os votos que o homem de Brahman (Deus) faria, somente na medida em que ele se abstém de causar o mal impelido pela ilusão, ele traz ahimsa em sua pureza”. E Shankara explica que Vyasa está se referindo à ilusão que está “enraizada na violência e causando violência”.

Ahimsa inclui a abstinência estrita de qualquer forma de injúria em atos, palavras ou pensamentos. A violência também, verbal e física, deve ser evitada. E isso inclui qualquer tipo de dano furioso ou malicioso ou uso indevido de objetos físicos.

Ahimsa é um estado de espírito a partir do qual a não lesão ocorrerá naturalmente. Ahimsa realmente denota uma atitude e um modo de comportamento em relação a todas as criaturas vivas com base no reconhecimento da unidade de vida subjacente, declara o comentarista moderno Taimni.

Shankara comenta que quando ahimsa e os outros são observados, a causa de alguém fazer o mal torna-se inoperante.

O próprio ego se torna inofensivo por ser colocado em um estado de não função. E a meditação o dissolve completamente. No entanto, até que esse estado interior seja estabelecido, devemos trabalhar de fora para dentro e nos abster de todos os atos de injúria.

Na verdade, não podemos viver um momento neste mundo sem ferir inúmeros seres. Nosso simples ato de respirar mata muitos organismos minúsculos, assim como cada passo que damos.

Para manter a saúde, o corpo luta perpetuamente contra germes, bactérias e vírus nocivos. Portanto, no último sentido, o estado de ahimsa só pode ser perfeitamente observado mentalmente.

Fundamentos do Yoga, Parte 2: Ahimsa

Mesmo assim, somos obrigados a causar o menor dano possível em nossa vida externa. Em sua autobiografia, Paramhansa Yogananda relata que seu guru, Swami Yukteswar Giri, disse que ahimsa é a ausência do desejo de ferir.

Embora tenha muitas ramificações, o aspirante a yogue deve compreender que a observância de ahimsa deve incluir a abstinência estrita de comer carne animal em qualquer forma ou grau.

A prática em relação de não ferir ao próprio yogue é vital

Embora o assunto esteja estranhamente ausente em todos os comentários sobre os Ioga Sutras que li, a prática em relação de não ferir ao próprio yogue é vital. Ou seja, o yogue não deve fazer nada em pensamento, palavra ou ação que prejudique seu corpo, mente ou espírito.

Isso requer muitas abstenções, particularmente abstenção de carne (que inclui peixes e ovos), álcool, nicotina e quaisquer substâncias que alterem a mente ou o humor, incluindo a cafeína.

Por outro lado, requer a aceitação de quaisquer benefícios para o corpo, mente e espírito, pois sua omissão também é uma forma de autolesão, assim como a não-observância de qualquer um dos yama ou niyamas. Em síntese, não é tão simples ser um yogue.

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Fundamentos do Yoga, Parte 1: Yama e Niyama

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