Muitos de nós temos medo de dizer “não” quando alguém nos pede alguma ajuda, conselho ou apoio, e por acharmos que temos que dizer sempre “sim”, mesmo que não seja bom para nós, isso pode facilmente nos levar a ter níveis incrivelmente altos de estresse.
Você é o tipo de pessoa que frequentemente assume mais responsabilidades do que pode suportar?
Você é uma pessoa que diz “sim” para tudo?
Você tem se sentido esgotado(a) emocionalmente e mentalmente por se doar muito para os outros?
Você está enfrentando relacionamentos tóxicos que não agregam nenhum valor ou felicidade à sua vida?
E essas pessoas que dizem “sim” para tudo não se limitam a fazer isso em sua vida pessoal – muitas vezes, elas agem da mesma forma em sua vida profissional.
Por não quererem perder nenhuma oportunidade, elas assumem todas as tarefas e projetos possíveis.
Elas têm medo de ficar para trás, então acabam dizendo “sim” para qualquer nova estratégia de marketing ou curso que apareça online, alegando que isso ajudará a aprimorar suas habilidades de negócios.
Às vezes, gerentes recompensam os trabalhadores dedicados com uma carga de trabalho ainda mais alta, presumindo que eles serão motivados pelo bônus, mas sem levar em consideração sua capacidade de ter um desempenho alinhado ao nível exigido.
Isso geralmente dá errado, pois as pessoas acabam se sobrecarregando e esgotando sua energia criativa e motivação para alcançarem o sucesso. Mesmo que você seja do tipo que funciona bem sob pressão, a verdade é que todos nós temos um limite.
Se você estiver nessa situação, pare por um momento e avalie sua carga de trabalho. Pergunte a si mesmo(a) o que você é capaz de executar em um período razoável de tempo e discuta isso com seu gerente, parceiro de negócios – ou consigo mesmo(a)!
Explique por que assumir uma carga de trabalho mais pesada fará com que a carga atual seja prejudicada. E caso você trabalhe por conta própria, pense em reestruturar sua programação e reduzir sua carga de trabalho, livrando-se de tarefas que você não precisa fazer. Aprenda a delegar e terceirizar.
Se você for um estudante que está sempre estressado com a carga de seu curso, tente planejar o semestre seguinte de modo que ele seja mais leve ou, se ainda der tempo, abandone algum curso em que você esteja matriculado, mas que talvez não seja imprescindível para você.
Talvez você fique na faculdade em tempo integral e também trabalhe em tempo integral. Analise os benefícios de trabalhar meio período, veja se é possível redefinir seu planejamento financeiro e fazer com que isso funcione.
A longo prazo, essas mudanças podem exigir que você demore mais tempo para se formar ou talvez você tenha que mudar seu padrão de vida, mas sua mente e seu corpo vão lhe agradecer.
Acima de tudo, seja seletivo(a) com relação à sua carga de trabalho de modo geral e com os favores que você faz para as pessoas. Priorize as tarefas domésticas que precisam ser feitas, as contas que devem ser pagas imediatamente e aprenda a dizer não. Se alguém lhe pedir ajuda, é provável que essa pessoa entenda que você já tem responsabilidades suficientes.
Sem respostas